Museu Ordrupgaard por Zaha Hadid

Linhas curvas, depuradas e sinuosas. Belas, belíssimas. Apesar de não ser recente, a nova extensão do Museu Ordrupgaard continua a ser, do meu ponto de vista, o melhor projecto de Zaha Hadid. E pouco importa se gosto particularmente do seu trabalho. Este é magnífico e intemporal | O Museu Ordrupgaard foi construído em 1918 com o objectivo de partilhar a notável colecção de pintura impressionista, de pintores Dinamarqueses e Franceses, de Wilhelm Hansen (fundador da companhia de seguros Dansk Folkeforsikringsanstalt) e da sua mulher Henny Hansen, entre 1916 e 1918. A colecção exigia um espaço maior, que o seu apartamento em Copenhaga não podia oferecer. A solução foi a construção de uma casa grande, equipada com uma galeria adjacente localizada perto de Jægersborg Dyrehave. O museu está aberto ao público desde 1953. Em Março de 2001, o Ministério Dinamarquês da Cultura organizou um concurso para a concepção de uma extensão para o OrdrupgaardIt que tinha que incluir salas de exposições (temporárias e permanentes), a fim de melhorar as condições do espaço e da sua conservação, bem como criar novas e melhores instalações para o público. O projecto da nova ala do edifício institucional existente foi baseado na interpretação pessoal de Zaha Hadid, da paisagem envolvente e da relação com o edifício original, tanto nas proporções, como nas formas. A opacidade foi obtida por um revestimento de betão lava negra que actua como um contraponto para os vários elementos de vidro que reflectem a paisagem e permitem vislumbres do interior. A nova entrada é feita a partir de um pátio que separa fisicamente o novo edifício do outro já existente. Fendas de iluminação funcionam como instrumentos de orientação para os visitantes. A luz natural é filtrada e moderada à medida que passa através do invólucro do edifício e telhado. Uma longa rampa divide os espaços das galerias de exposições temporárias e permanentes e conduz à Sala Multiusos e Café que se abrem para o jardim | Zaha Hadid "O crescimento do Ordrupgaard apresentou uma oportunidade para explorar novas relações formais entre os elementos do museu e do jardim que o emoldura, na medida em que o conjunto constitui uma espécie de topografia de si mesmo." Fotos | diephotodesigner.de