I R R E V E R E N T E

Faz parte das marcas cujas peças colecciono com devoção • No início, há cerca de 10 anos, era uma emoção entrar na única loja da marca em Madrid, na Calle Fuencarral, no Bairro da Chueca. Hoje compro muitas peças em Lisboa, apesar de não ser a mesma coisa. Entrar numa loja Uno de 50 é uma experiência que recomendo • A marca Espanhola de Bijuteria e acessórios, foi criada em 1996 por Concha Díaz del Río. Pretendia criar peças originais e divertidas, afastadas do estido convencional. O nome parte da ideia de Concha, de produzir apenas 50 unidades numeradas de cada peça procurando assim oferecer uma certa exclusividade ao cliente e um valor acrescido à mesma. Desde as suas origens que a Uno de 50 pretendeu interagir com os sentimentos, ideias e paixões dos seus clientes, oferecendo um produto diferente, inovador e com muito sentido de humor. O seu objectivo sempre foi o de ir mais além da simples peça e da sua utilidade para passar a ser um veículo difusor de mensagens. As colecções são compostas por anéis, pulseiras, brincos, colares, chaveiros, cintos, relógios, carteiras e sacos. Para a sua realização, é utilizada uma liga de metal e prata e materiais como a resina o couro e algodão. Em consonância com a filosofia da empresa, a embalagem é extremamente cuidada: maravilhosos pacotes encarnados sempre fechados com o símbolo em metal. A marca iniciou há uns anos uma nova estratégia comercial baseada na abertura de lojas próprias. Actualmente conta com mais de 30 pontos de venda próprios (nas zonas mais emblemáticas de cidades como Madrid, Barcelona, Bilbao, Málaga, Salamanca, San Sebastián e outras). As exportações somam 30% da facturação total, contribuindo para que as peças sejam vendidas em mais de 30 países diferentes como Itália, Portugal, França, Austrália ou Nova Zelandia. Neste sentido, cabe destacar a forte imagen das lojas que, com uma chamativa cor encarnada e detalhes em metal, conseguiram impor-se no mercado com um visual muito particular. De entre os próximos projectos da Uno de 50, figura o de impulsionar a expansão internacional de lojas próprias nas principais capitais do mundo, como NY, Paris ou Londres.